Fundadores de startups bilionárias de IA estão ficando mais jovens
Os fundadores de startups de sucesso global costumam ser jovens, como Bill Gates e Mark Zuckerberg, que tinham apenas 19 anos quando lançaram suas empresas. No entanto, com o surgimento de startups bilionárias de inteligência artificial (IA), uma nova tendência está surgindo: os fundadores dessas empresas parecem estar ficando cada vez mais jovens.
Um relatório recente da firma global de capital de risco em estágio inicial, Antler, revelou que a idade dos fundadores de unicórnios de IA caiu de 40 anos em 2021 para 29 anos em 2024. Para este relatório, a Antler analisou 1.629 unicórnios e 3.512 fundadores globalmente.
O sucesso das startups de IA
Algumas startups de IA com fundadores jovens ganharam destaque no último ano. Alexandr Wang, co-fundador da empresa de rotulação de dados de IA de 29 bilhões de dólares, a Scale AI, tem apenas 29 anos. Wang foi atraído pela Meta em junho, em um acordo de 14,3 bilhões de dólares com a startup, para liderar a nova unidade de pesquisa de IA da gigante da tecnologia, chamada TBD Labs.
Já a Mercor, uma plataforma de talentos e recrutamento impulsionada por IA, também foi co-fundada por Brendan Foody, Adarsh Hiremath e Surya Midha, todos atualmente com 22 anos. A empresa foi recentemente avaliada em mais de 10 bilhões de dólares.
AnySphere, uma plataforma de desenvolvimento e codificação assistida por IA, avaliada em mais de 1 bilhão de dólares, também é liderada por jovens na casa dos vinte anos.
De acordo com Fridtjof Berge, co-fundador e diretor de negócios da Antler, as principais qualidades dos fundadores mudaram para serem capazes de “mover-se rapidamente e quebrar as coisas” e “iterar, testar e melhorar continuamente”.
Berge ressaltou que a expectativa por experiência de indústria nos fundadores agora é vista como menos fundamental do que ser empreendedor e ágil.
Experiência versus inovação
Na visão de Berge, ter muita experiência na construção de empresas tradicionais pode, de fato, ser um obstáculo. “Você pode não pensar com uma mentalidade de folha em branco”, disse ele. “Para estar tecnicamente atualizado com a mais recente e melhor tecnologia emergente, às vezes ajuda ser jovem, porque isso é o que você aprendeu recentemente em seu treinamento”, acrescentou.
De fato, o relatório da Antler descobriu que as startups de IA estão crescendo dois anos mais rápido do que todas as outras indústrias, atingindo o status de unicórnio em uma média de 4,7 anos. Exemplos de startups de IA que escalaram rapidamente em 2025 foram Mistral, Lovable e Suno AI.
Como o próprio exemplo de Zuckerberg prova, executar uma ideia ousada em um dormitório universitário pode levar a um sucesso fenomenal. “Ele era extremamente jovem e definitivamente se adaptou, ajustou e agora está escalando uma das maiores empresas do mundo”, disse Berge.
A empresa de capital de risco Leonis, em seu relatório Leonis AI 100, divulgado em novembro, também descobriu que os fundadores de startups de IA tinham uma idade média de 29 anos na fundação. A maioria dos fundadores está em seus vinte e poucos anos, muitas vezes vindo diretamente da academia ou de laboratórios de pesquisa, em vez de carreiras corporativas.
Berge observou que, embora os jovens na casa dos vinte anos tenham qualidades que permitem às empresas se moverem rapidamente, a liderança pode muitas vezes mudar de mãos à medida que a empresa amadurece. “Não é novidade que fundadores jovens começam empresas… mas isso não garante que todos os que estão criando unicórnios agora serão os que liderarão essas empresas em cinco a dez anos”, concluiu.
